PILATES
O método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920 tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.
O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
É um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: centro de força (core); concentração; controle; fluidez de movimento; precisão; respiração.
Os exercícios podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac”, "Barrel" e a “Chair”.